Tempo e espaço para o novo

Publicado em 30/01/12

Ouvir especialistas, trabalhar em grupo, conhecer os projetos que acontecem dentro do Band, refletir sobre o presente e o futuro, sem esquecer o passado. As atividades da Semana de Planejamento possibilitaram momentos muito produtivos para a equipe do Band.

 No dia 30 de janeiro, o professor da Fundação Dom Cabral Luis Eduardo Carvalho foi convidado a falar sobre as características mais importantes para um ambiente e um grupo serem capazes de gerar inovação. Os pontos ressaltados pelo professor foram um tempo dedicado a criar novos projetos, a confiança para fazer sugestões ainda que elas pareçam absurdas em um primeiro momento e a valorização do antigo para que a inovação não se torne um modismo.

 O especialista de tecnologia na educação Cesar Nunes trouxe falou sobre a tecnologia como uma forma de ampliar as formas de se alcançar desejos antigos dentro de sala de aula, e como ferramentas tecnológicas podem ser eficazes para incentivar a participação dos alunos e aperfeiçoar os processos de avaliação.

 No dia 31, as atenções voltaram-se para o que já acontece dentro do Band. A professora Cristiana Assumpção começou o dia traçando um perfil da geração Y, jovens globalizados e conectados que trazem novos anseios e demandas às carteiras escolares.

 A equipe do projeto Currículo Global mostrou o trabalho do Intercâmbio Virtual de Culturas, que já foi premiado internacionalmente pelo uso de blogs para promover troca de ideias entre alunos de diferentes países e realidades.

 As professoras Rosângela Dantas e Luiza Martins apresentaram o projeto “Estudio 9”, um site que concentra trabalhos relacionados à cultura hispânica que envolvem produção de texto, compreensão auditiva e a publicação dos trabalhos em plataformas digitais, combinando habilidades linguísticas e cotidianas que são aplicadas dentro e fora de sala.

 Por fim, o coordenador do projeto SPACE, Guilherme de Benedictis apresentou as atividades que envolvem o uso de softwares de informática, e mais recentemente o compartilhamento de conhecimento via redes sociais.

Apesar do foco na reflexão e na atividade intelectual, o bem estar físico não foi deixado de lado. A equipe de educação física preparou atividades nos dois dias, como práticas de ginástica laboral do Lian Gong e de trabalho de consciência corporal que promoveram momentos de descontração e relaxamento. A equipe do Band começa o ano de corpo são e mente pronta para a inovação.

Confira a galeria de imagens clicando aqui.

Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!