Refletindo sobre o ensino de História

Unindo-se a educadores do Ensino Básico e Superior de todo o país, os Professores de História, Marina Consolmagno e Ian Marino, participaram do 29.o Simpósio Nacional de História, organizado pela ANPUH (Associação Nacional de Professores Universitários de História). A conferência aconteceu em Brasília e, durante seus cinco dias, o tema foi “Contra os preconceitos: história e democracia”.

professores Ian e Marina

professores Ian e Marina

A rotina do evento contou com cursos, palestras e conferências nas quais o contato entre professores de diferentes partes do Brasil foi intenso. “Foi muito importante para entender outras realidades na educação principalmente diante das mudanças no Ensino Médio”, explicou Marina.

brasilia7

Durante os dias da conferência, os professores que representaram o Band fizeram um curso sobre a história da Palestina, no qual puderam entender mais sobre o passado e o contexto atual da região.

brasilia2

O Simpósio também representou uma grande oportunidade para se atualizar em relação às mais recentes pesquisas da área, livros lançados e novos materiais para estudo. “Foi um momento de grande efervescência de ideias onde podemos descobrir novas possibilidades. Além disso, foi possível refletir sobre nossa própria prática e, assim, crescer e melhorar em sala de aula”, completou Marina.

brasilia3

Diante do tema “Contra os preconceitos: história e democracia”, o professor Ian lembra da importância do ensino de História. “É preciso entender que o Band está num contexto nacional de mudanças e, por isso, é necessário pensar no nosso papel como professor diante dessa realidade. O ensino da História é essencial para aprender a enxergar o ‘diferente’ e também garantir a democracia”, comentou ele.

brasilia8

Durante o tempo livre, os professore estiveram em alguns marcos da capital do país como o Congresso Nacional e o Palácio do Itamaraty.